Moldagem por Injeção de Acrílico: O guia definitivo para PMMA

Está a optar por considerar a produção com acrílico? Claro que sim, mas a questão "o acrílico pode ser moldado por injeção' pode impedi-lo de tomar uma decisão final. Mas a boa notícia é que, apesar de o acrílico ter uma aparência de vidro, é mais flexível. Assim, com a ajuda de um máquina de moldagem por injeção de acrílicoSe o acrílico for moldado por injeção, pode facilmente moldar o acrílico na forma que desejar. Agora, se está curioso sobre como o acrílico pode ser moldado por injeção, aqui está um guia detalhado para explorar tudo sobre o assunto. Continue lendo para saber mais!

O guia definitivo para a moldagem por injeção de acrílico

O que é a moldagem por injeção de acrílico?

Moldagem por injeção de acrílico é uma técnica flexível para criar vários objectos a partir de material acrílico. No entanto, é essencial considerar as propriedades do acrílico, as suas utilizações e a forma como pode ser utilizado para fabricar diferentes produtos - antes de considerar a sua utilização para necessidades de produção. 

O acrílico é uma folha de plástico sintético que contém um ou mais derivados do ácido acrílico. Em termos simples, é uma forma de plástico com características semelhantes às do vidro. Já deve ter visto muitos artigos de loiça, utensílios de cozinhae até brinquedos feitos de tais materiais, que podem parecem de vidromas não é. 

Por conseguinte, o acrílico é utilizado para construir formas complexas de produtos, uma vez que é fácil moldar produtos para obter um aspeto semelhante ao vidro. Se considerarmos o vidro em si, é demasiado delicado para ser moldado em formas complexas de acordo com as exigências do fabrico de vários produtos. Consequentemente, o acrílico torna-se mais adequado para utilização em muitos casos, moldando-o de acordo com o produto.

Todas estas características tornam a utilização de máquinas de moldagem por injeção para moldar produtos acrílicos em vários produtos mais eficazes. Além disso, o produto final com a forma desejada pode ser obtido através de um processo simples de moldagem de acrílicos por injeção de materiais quentes no molde. 

PMMA:

PMMA também é conhecido como plexiglass, acrílico, e outros termos semelhantes. Polimetacrilato de metilo é o seu nome químico. As modificações do PMMA desenvolveram-se uma após a outra como resultado das deficiências do PMMA. Estas desvantagens do PMMA incluem a elevada dureza da superfície, a facilidade de limpeza, a baixa resistência ao impacto e a fraca fluidez de moldagem. 

Além disso, o PMMA tem uma caudal inferior do que PS e ABS. As suas flutuações de temperatura também afectam a viscosidade da massa fundida. A temperatura de injeção é a principal causa da variação da viscosidade da massa fundida durante o processo de moldagem. O PMMA é um polímero amorfo. Este polímero amorfo tem uma ponto de fusão superior a 160°C e um temperatura de decomposição de 270°C.

 Tendo em conta todas estas características do PMMA, é bastante evidente que a deficiência deste tipo de acrílico torna a sua utilização em várias formas de produção limitada a procedimentos e precauções específicos. É altamente preferível e comum utilizar o PMMA para produzir diferentes produtos com formas complexas na moldagem por injeção de PMMA.

Seguindo as práticas ideais e procedimentos eficazes e mantendo as propriedades e características, como flutuações de temperatura, etc., com a ajuda de prestadores de serviços profissionais como Prototool, gestão Moldagem por injeção de PMMA pode ser mais fácil e mais eficaz.   

Vantagens da moldagem por injeção de acrílico:

Eis algumas das vantagens que tornam o acrílico para moldes muito procurado no mercado:

1. Resistência aos riscos:

De acordo com a investigação, moldagem em acrílico são mais resistentes aos riscos do que o vidro. Por conseguinte, a utilização de um A máquina de moldagem por injeção ajuda a produzir artigos que podem manter o seu aspeto brilhante durante um longo período de tempo sem se deteriorarem.

2. Fabrico de produtos ligeiros:

A densidade do acrílico é 1,185 gramas por centímetro cúbico. A densidade do vidro, por outro lado, é 2,4 gramas por centímetro cúbico. Considerando as densidades de ambos os produtos, é evidente que Moldagem por injeção de PMMA ajuda a produzir artigos que podem ser utilizados como substitutos leves do vidro.

3. Produção de desenhos complexos:

Plástico ou Moldagem por injeção de PMMA produz formas sofisticadas que outros métodos de moldagem por injeção, tais como moldagem por injeção de metal, não pode produzir. Além disso, o Moldagem por injeção de PMMA A técnica pode reproduzir muitos produtos idênticos em termos de forma, tamanho e peso.

4. Produção eficiente:

Moldagem por injeção de PMMA é uma técnica mais rápida do que a moldagem por injeção de metal. Por conseguinte, permite a produção de mais unidades de fabrico num determinado período de tempo utilizando a máquina de moldagem por injeção. Assim, pode efetuar o fabrico em grande escala e em lotes de produtos acrílicos utilizando moldagem em acrílico sem comprometer os calendários ou os prazos. As avaliações técnicas revelaram igualmente que As máquinas de moldagem por injeção têm tempos de ciclo mais baixos, aumentando a produção global da indústria e a eficiência da produção.

5. Elevada flexibilidade de cor:

Máquinas de moldagem por injeção de acrílico pode combinar acrílico injetado com resinas para gerar uma vasta gama de produtos coloridos que podem ser comercializados num mercado mais vasto e satisfazer as exigências dos clientes. No entanto, outros métodos, como a moldagem por injeção de metal/vidro, não têm esta caraterística de flexibilidade de cores.

Materiais de moldagem por injeção de acrílico

6. Fabrico de plásticos transparentes:

O acrílico, ou plexiglass, é um material PMMA com uma transmitância de até 92%que é superior à do vidro, o que faz com que moldagem em acrílico uma das melhores soluções para componentes de moldagem por injeção de elevada precisão e exigência, tais como vidro, vidro ótico, lentes, luzes de veículos, tubos transparentes, etc.

Aplicações da moldagem por injeção de acrílico:

Antes de explorarmos como o moldagem em acrílico Se o processo de moldagem por injeção for conduzido, comecemos por falar da aplicação das máquinas de moldagem por injeção e dos produtos acrílicos produzidos por estas máquinas:

Aplicação da máquina de moldagem por injeção de acrílico:

Pode utilizar uma máquina de moldagem por injeção de acrílico numa variedade de aplicações, incluindo:

  • Moldagem de várias formas de aparelhos médicos 
  • Moldes diversos formas de produtos para automóveis
  • Criação de várias formas de equipamento industrialcomo, por exemplo, óculos de proteção.
  • Moldagem de chapas acrílicas para a produção de diversas estruturas para o sector da construção 
  • Moldagem de vários tipos de utensílios domésticos, tais como gavetas de frigoríficos e copos de plástico

Aplicações do acrílico moldado por injeção

O acrílico é frequentemente utilizado para satisfazer a procura de produtos com uma qualidade semelhante à do vidro, resistência ao desbotamento e resistência aos riscos. Por isso, é normalmente utilizado em: 

  • Clarabóias
  • Lentes
  • Recipientes de armazenamento de alimentos 
  • Produção de componentes para frigoríficos
  • Materiais de construção
  • Automóvel
  • Expositores e sinais
  • Como substituto do vidro
  • Artigos de moda
  • Artigos de beleza
  • Artigos electrónicos
  • Pintura

Especificações do acrílico para moldagem por injeção PMM eficaz: 

Como termoplástico, o acrílico pode ser aquecido até ao seu ponto de fusão, arrefecido e depois reaquecido sem se degradar - a liquefação do acrílico torna-o útil para máquinas de moldagem por injeção de acrílico e reciclagem. Além disso, o acrílico é um material resistente a riscos e substancialmente mais leve do que o vidro. Esta propriedade do acrílico torna-o ideal para projectos que exigem clareza, tolerâncias precisas, consistência e complexidade. As propriedades significativas dos acrílicos que devem ser consideradas durante a moldagem de PMMA incluem as seguintes:

  • Taxa de retração: 0.2-1%
  • Ponto de fusão: 266°F 
  • Temperatura do molde de injeção: 175-225°F 
  • Resistência à flexão: 13000 psi
  • Resistência à tração: 8.000-10.000 psi 
Peças de moldagem por injeção PMMA

Processo de moldagem por injeção de PMMA:

1. Transformação de plásticos

O primeiro processo consiste em tratar o plástico para processamento. O PMMA tem um taxa de absorção de água de 0,3-0,4%e a moldagem por injeção de PMMA requer uma nível de humidade inferior a 0,1%, em geral 0.04%. Aqui, a presença de água durante a fusão do acrílico gera bolhas, linhas de gás e diminuição da clareza.

Assim, para evitar isso e conduzir a produção de forma eficiente, o PMMA deve ser seco. Para tal, a temperatura de secagem é de 80-90°C e a duração da secagem é superior a 3 horas. No entanto, em determinadas situações, os materiais reciclados podem ser inteiramente utilizados de acordo com as suas normas de qualidade e sem a presença de qualquer poluição na utilização de produtos reciclados. 

2. Seleção de uma máquina de moldagem por injeção de acrílico:

Aqui vem a parte flexível - o PMMA não tem requisitos específicos para a máquina de moldagem por injeção. Devido à sua elevada viscosidade de fusão, apenas necessita de uma ranhura de parafuso mais profunda e de um orifício de bico de maior diâmetro. Se o produto tiver maior resistência, deve ser utilizado um parafuso com uma relação comprimento/diâmetro maior para a plastificação a baixa temperatura. Além disso, o PMMA deve ser mantido numa tremonha seca. Assim, desde que uma máquina de moldagem por injeção de acrílico cumpra estes requisitos básicos, é ideal para realizar Moldagem PMMA tarefas. 

3. Conceção do molde e do portão

A temperatura do molde pode variar entre 60°C a 80°Ca largura do jito deve corresponder ao cone interior, e o ângulo ótimo é 5° a 7°. Se pretender injetar objectos de 4 mm ou mais, o ângulo deve ser de 7°, o diâmetro do canal de entrada deve ser 8 a 10 mme o comprimento total do portão deve não exceder 50 mm. Além disso, o diâmetro da corrediça deve ser de 6-8 mm para mercadorias com um espessura da parede de menos de 4 mm.

Para bens com paredes espessura superior a 4 mm, o diâmetro do corredor deve ser 8-12 mm na diagonala profundidade do portão em forma de leque e tabular deve ser 0,7 a 0,9t (sendo t a espessura da parede do produto), e o diâmetro da porta da agulha deve ser 0,8 a 2 mm. para obter uma viscosidade mais baixa, é preferível utilizar tamanhos mais pequenos de acrílico. 

4. Proceder com a temperatura de fusão

A temperatura de fusão para moldagem em acrílico pode ser medida utilizando o método de injeção de ar. No método de injeção de ar, as temperaturas devem variar entre 210°C e 270°C, dependendo da informação fornecida pela fonte. Para realizar este processo, é necessário retirar o assento traseiro, deixar o bocal da máquina de moldagem por injeção escapar do casquilho do jito e, em seguida, executar manualmente a plastificação ou a moldagem por injeção de ar.

5. Temperatura de injeção

Neste processo, é possível utilizar a injeção rápida. No entanto, é essencial evitar tensões internas significativas e a injeção em várias fases, como a lenta-rápida-lenta. Além disso, se estiver a inserir a injeção em secções espessas, diminua a velocidade.  

6. Período de detenção

Por último, mas não menos importante, é altura de tratar do moldagem em acrílico detenção. Nesta fase, se a temperatura for de 260°C, o período de permanência não deve ser superior a 10 minutos. Por outro lado, se a temperatura for de 270°C, o tempo de permanência deve ser inferior a 8 minutos.

Conclusão:

Eis o nosso guia pormenorizado sobre Moldagem PMMA. Esperamos que responda a todas as suas perguntas sobre se o acrílico pode ser moldado por injeção ou não.

Para mais informações e pormenores, não hesite em contactar os nossos profissionais.

Excelência de engenharia em cada detalhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Índice
Recursos relacionados
Categorias
Etiquetas
Mais recentes

Mais publicações