Um guia simples para o processo de moldagem por injeção de PVC

A moldagem por injeção de PVC é um processo de fabrico muito criativo e fiável. Pode produzir peças altamente eficientes, duradouras e complexas com elevada precisão e rentabilidade. Devido às suas enormes vantagens, o PVC moldagem por injeção de plástico é altamente preferido para a produção de peças em muitas indústrias.

Moldagem por injeção de PVC
Moldagem por injeção de PVC

O que é a moldagem por injeção?

A moldagem por injeção é um processo de fabrico versátil. É utilizado para fabricar vários produtos através da injeção de material fundido ou liquefeito num molde. É talvez o método mais utilizado para o processamento de plásticos em todo o mundo. 

O processo de moldagem por injeção de PVC é composto por diferentes fases. Estas incluem a liquefação do material plástico através de aquecimento e, em seguida, este líquido plástico é injetado sob alta pressão num molde com temperatura controlada. No final, solidificamos o produto através do arrefecimento.

A moldagem por injeção pode acolher uma gama de vários materiais. O material a utilizar depende das propriedades desejadas do produto. De qualquer modo, os materiais de moldagem por injeção predominantemente utilizados são o cloreto de polivinilo, acrílico, nylon, polipropileno, acrilonitrilo-butadieno-estirenopoliestireno, policarbonato, polioximetileno, polietileno, etc.

Vejamos agora o que é o PVC e as suas características.

Máquina de moldagem por injeção
Máquina de moldagem por injeção

O que é o PVC (cloreto de polivinilo)?

PVC é um acrónimo de cloreto de polivinilo, um magnífico material de moldagem por injeção de PVC. É o terceiro polímero plástico sintético mais produzido no mundo. É largamente utilizado no fabrico de vários artigos e peças de plástico moldados por injeção tais como adaptadores, tubos, componentes R.V., caixas de computador e componentes, etc.

O polímero de PVC foi utilizado pela primeira vez na década de 1920, à escala comercial, por uma empresa americana de pneus, a B.F. Goodrich. O PVC está disponível em duas formas, ou seja, PVC rígido para moldagem por injeção e PVC flexível para moldagem por injeção.

O PVC rígido para moldagem por injeção oferece uma boa rigidez, um bom desempenho à chama e uma excelente resistência ao impacto. É utilizado na construção para fabricar portas, janelas, tubos, caixas de máquinas, etc. O PVC flexível para moldagem por injeção também é utilizado em abundância na moldagem por injeção de PVC. A flexibilidade do PVC flexível pode ser personalizada conforme necessário, adicionando uma determinada quantidade de diferentes plastificantes. O PVC flexível para moldagem por injeção é utilizado principalmente para fabricar tubos médicos, revestimentos interiores de veículos, mangueiras de jardim, etc.

Características do material PVC 

A natureza versátil do PVC e as suas excelentes propriedades fazem dele uma escolha apreciada para os processos de moldagem por injeção de PVC. As suas propriedades incluem elevada resistência ao impacto, menor resistência à tração, facilidade de moldagem, resistência a temperaturas mais baixas, menos rigidez, menor resistência química, etc.  

O PVC moldado por injeção é económico, facilmente reciclável, portanto amigo do ambiente, e tem uma densidade elevada e uma grande resistência, uma vez que podemos liquefazer este polímero que serve como um material moldado por injeção bem qualificado. Pode ser aquecido, vertido para um molde e arrefecido. Devido às suas propriedades duradouras e excepcionais, é amplamente utilizado em inúmeras aplicações de moldagem por injeção de plástico.

Sugestões: Quando o material de PVC está no processo de aquecimento por injeção, se não for possível controlar a temperatura, existe uma probabilidade de degradação e libertação de gases nocivos, pelo que existem requisitos elevados para o processamento de moldagem por injeção.

Corredores e portões

Durante o processo de moldagem por injeção de PVC, podemos utilizar todas as portões convencionais. O canal facilita a passagem da resina de PVC fundida do jito para a cavidade do portão, e o portão é constituído por três canais que promovem a ejeção do material para a cavidade da peça.

Se estivermos a fabricar peças pequenas, recomenda-se uma comporta tipo agulha ou submarina. Para produtos mais espessos, o diâmetro mínimo de uma comporta tipo agulha ou submarina a porta deve ser de 1 mmmantendo a espessura da porta em leque de, pelo menos, 1 mm. 

Aplicações de PVC em tubagens
Aplicações de PVC em tubagens

Guia do processo de moldagem por injeção de PVC

Há muitos factores a ter em conta para obter produtos de moldagem por injeção de PVC de qualidade óptima. Estes incluem a conceção do molde e temperatura, velocidade e pressão de injeção, geometria do parafuso, e muitos outros. Estes factores e as principais dicas operacionais são discutidos a seguir no guia do processo de moldagem por injeção de PVC.

Além disso, o maquinista deve verificar o estado da máquina para um processamento excelente e sem falhas. Segue-se uma sequência completa de processamento da moldagem por injeção de PVC e parâmetros importantes que são particularmente discutidos para cada fase separadamente.

Secagem de PVC

O PVC moldado por injeção pode absorver uma pequena quantidade de humidade e precisa de ser seco. Podemos aquecê-lo por uma duração entre 1,5 - 2,5 horas abaixo de 75 - 90 ℃. O PVC absorve a humidade devido à presença de iões de cloro no mesmo.

Incluir aditivos ou plastificantes

O cloreto de polivinilo possui uma estabilidade térmica inferior e, se for submetido a demasiada temperatura ou força de cisalhamento, pode levar à decomposição. Para evitar a decomposição do material, são misturados diferentes aditivos ou plastificantes no PVC durante o processo de moldagem por injeção para induzir uma elevada estabilidade térmica. Caso contrário, a decomposição pode provocar alguns riscos graves para o operador e o utilizador final.

O PVC moldado por injeção oferece uma grande resistência aos ácidos fortes, aos oxidantes e aos agentes redutores. No entanto, pode sofrer abrasão quando entra em contacto com ácidos oxidantes (por exemplo, H2SO4).

Relação entre o comprimento e o diâmetro do parafuso (L/D)

O Relação L/DEm termos simples, é a relação entre o comprimento do parafuso e o seu diâmetro exterior ou nominal. Geralmente, a maioria dos máquina de moldagem por injeção Os fabricantes oferecem uma relação L/D que varia entre 19, 20 ou 21:1. Mas alguns outros oferecem máquinas optimizadas com uma relação L/D de 24 a 26:1.

Almofada de parafuso

O resíduo de PVC no barrilque se encontra em frente do parafuso que não pode passar para o molde após o enchimento completo do cavidade do moldeé designado por almofada. A marca à qual o parafuso se estende é designada por valor da almofada. A almofada do parafuso deve estar dentro do limite de 2-3mm. Mas pode aumentar em máquinas de moldagem por injeção maiores.

Velocidade de rotação do parafuso

O velocidade de rotação do parafuso deve ser 35-50 rpm na maioria dos cenários. Mas podemos ajustá-lo quando for necessário.

Pressão de retorno do parafuso

A pressão de retorno do parafuso é geralmente selecionada conforme mencionado pelo fabricante nas especificações da máquina. Mas, normalmente, situa-se no intervalo de 60-100 psi.

Capacidade de injeção

A capacidade de injeção, volume ou capacidade de injeção representa a quantidade máxima de material que a rosca pode injetar num ciclo de moldagem. É medida em onças para aplicações gerais.   

Temperatura do barril

O barril é o recipiente utilizado para a plastificação do material. É composto por diferentes zonas. Fornece pressão e calor quando necessário. Uma máquina de moldagem por injeção de plástico tem geralmente quatro zonas primárias de cilindro, ou seja, alimentação, traseira, central e frontal. Mas o número de zonas do cilindro pode aumentar.

Tenha em atenção que cada material requer temperaturas diferentes para as zonas do cilindro e verifique também a folha de especificações do material. As temperaturas para o molde, frente, meio e zonas do tambor de alimentação pode ser 30-60 °C, 160-180 °C, 150-170 °C e 140-160 °Crespetivamente.

As temperaturas do molde e do cilindro são igualmente vitais para um trabalho eficiente. A temperatura do molde deve ser inferior à temperatura do cilindro para um arrefecimento rápido do produto.

Granulado de PVC
Granulado de PVC

Temperatura do molde

Por favor, seleccione Temperatura do molde com cuidado. Recomenda-se que seja 70-100 °F para a água de entrada, e para o lado do ejetor, a temperatura deve ser 10-20 °F menos.

Temperatura das existências

A temperatura do material é regulada com a ajuda da velocidade do parafuso, da contrapressão do parafuso e da banda de aquecimento. Consulte a folha de especificações para obter leituras exactas. As definições da banda de aquecimento ajustam a temperatura do barril a 20 graus menos do que a temperatura de stock mencionada. A temperatura do bico também será inferior à temperatura de stock recomendada em 10 graus.

Velocidade de injeção

Inicialmente, a velocidade de injeção deve ser mantida entre lenta e média para evitar a degradação do PVC moldado por injeção e aumentá-la ainda mais para produções em grande escala. No caso de produtos que exijam paredes grossas e espessas, a velocidade de injeção deve ser aumentada de lenta para alta. 

Pressão de injeção

Pressão de injeção depende do tamanho e da forma do produto e também do tamanho da abertura da porta. Ajuda a empurrar o material fundido para dentro do molde através da força aplicada ao parafuso recíproco. Cerca de 20 a 40% do máximo disponível produzirá a consistência ideal.

Pode produzir produtos de qualidade seguindo este guia do processo de moldagem por injeção de PVC. Consulte a folha de especificações do fabricante para obter leituras exactas para a sua máquina de moldagem por injeção de PVC. 

Aplicação industrial da moldagem por injeção de PVC

As principais indústrias que exploram a moldagem por injeção de PVC são as seguintes

As vantagens da moldagem por injeção de plástico

A moldagem por injeção é a melhor escolha para a indústria do plástico e para as empresas que produzem peças de plástico, porque oferece muitas vantagens. Produção a baixo custo, eficiência, consistência, acessibilidadee durabilidade são alguns exemplos. Vejamos mais pormenores:

Produtos económicos

Nos últimos anos, os avanços nos polímeros plásticos e na tecnologia de moldes de injeção tornaram-na uma escolha económica para indústrias e empresas. As técnicas revolucionárias de fabrico de ferramentas permitem-nos criar qualquer número de produtos produzidos em massa a partir de um único molde e processo de moldagem.

Peças com formas complexas

Uma das vantagens mais importantes dos moldes de plástico é o facto de permitirem trabalhar com estruturas geométricas extremamente complexas e com tolerâncias apertadas. Um grande agradecimento à tecnologia de moldes de injeção de plástico. Assim, em comparação com outros produção em massa métodos, esta tecnologia permite-lhe produzir peças moldadas altamente complexas com menos problemas de precisão.

Enormes opções de materiais

A vantagem seguinte na lista é que o processo de moldagem por injeção de plástico oferece uma grande variedade de materiais plásticos para satisfazer todos os requisitos do produto em questão. Por exemplo, se a peça de plástico em causa requer resistência ou deve ser retardadora de chama, estão disponíveis diferentes materiais plásticos para satisfazer esta necessidade.

Do mesmo modo, alguns materiais oferecem resistência a riscos, durabilidade, lubrificação ou mesmo difusão ótica. Em suma, o molde de plástico oferece uma vasta seleção de materiais plásticos para satisfazer os diferentes requisitos dos produtos.

Alta precisão

Outra vantagem do processo de moldagem por injeção é o facto de oferecer peças de plástico produzidas em massa com uma precisão extremamente elevada. Esta tecnologia tornou-se a escolha ideal para muitas aplicações em que a precisão é fundamental, porque oferece tolerância tão apertada como +/-0,000015.

Métodos de acabamento versáteis

A moldagem por injeção de plástico oferece uma vantagem significativa em comparação com outros processos de produção em massa de baixo custo com muitos opções de acabamento versáteis. Estes incluem polimento espelhado, gráficos, textura excecional, gravação, etc. Com o acabamento correto do molde, as peças de plástico produzidas não necessitam de qualquer operação secundária. Assim, o acabamento versátil é outra propriedade decisiva da moldagem por injeção.

Oferece a possibilidade de reciclagem e é amigo do ambiente

Por último, a moldagem por injeção de plástico é uma tecnologia amiga do ambiente que reduz drasticamente a produção de resíduos. Porque todos ou, pelo menos, a maior parte dos resíduos de plástico são reprocessados, deixando poucos ou nenhuns resíduos. Para além do ambiente, também poupa muito dinheiro. Assim, esta tecnologia preserva o ambiente.

Conclusão

A moldagem por injeção de PVC é a escolha ideal para produtos de excelente qualidade económica. O PVC moldado por injeção tem muitas propriedades físicas e químicas; a maioria das propriedades é adequada para o fabrico de diferentes produtos.

Este artigo centra-se principalmente no guia do processo de moldagem por injeção de PVC, nas suas diferentes propriedades e nas vantagens do PVC moldado por injeção.

Excelência de engenharia em cada detalhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Índice
Recursos relacionados
Categorias
Etiquetas
Mais recentes

Mais publicações